terça-feira, 29 de maio de 2007

MANIFESTO

A Universidade, enquanto universo das ciências e das artes, tem grande potencialidade e responsabilidade no pensar e agir sobre o mundo. Dos diferentes corpos da Universidade, o mais jovem e o mais promissor é o estudantil.

Um pólo universitário partilhado por estudantes de diferentes áreas é o ambiente ideal para acolher um espaço de pensamento alternativo.

O Fórum Académico Intervenção Alternativa surge da necessidade de criar no Pólo da Ajuda um espaço de debate e reflexão independente, formado por estudantes e para estudantes.

Orientando-nos pelo principio pensar globalmente agir localmente, não somos indiferentes ao que se passa no mundo. A Paz, os Direitos Humanos, os direitos das mulheres, o desenvolvimento sustentável, a imigração, o ambiente, a participação e a democracia, o direito à habitação, à saúde e à educação são questões que estão no centro das nossas preocupações.
O espaço que partilhamos traz-nos outras preocupações: acessibilidades, segurança, construção e melhoria de infraestruturas e envolvimento com a comunidade local.
As transformações na sequência da aplicação do Processo de Bolonha vieram reacender o debate sobre o papel e o futuro do Ensino Superior, do qual não estamos alheios.

É assim que, assumindo a nossa responsabilidade enquanto membros do corpo estudantil, nos comprometemos a desenvolver massa critica e a estudar a alternativa, intervindo na sociedade sob a forma de um fórum dinalizador de publicações, debates, tertúlias, etc.

Se és conformista e andas à procura de um tacho não te juntes à FAInA!

Sem comentários: